NASA informa sobre passagem de asteroide potencialmente perigoso

Um "asteroide potencialmente perigoso" se dirige para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilômetros por hora, informou a NASA. O asteroide 2002 AJ129 passará, no dia 4 de fevereiro, a mais de 4,2 milhões de quilômetros de distância do planeta. Apesar da distância, o corpo celeste é classificado como um "asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês).

A agência espacial norte-americana esclareceu, no entanto, que o 2002 AJ129 não representa uma ameaça real de colisão contra a Terra em um futuro previsível. 
"Nós estivemos acompanhando este asteroide por mais de 14 anos e conhecemos a sua órbita com muita precisão […] os nossos cálculos indicam que o asteroide 2002 AJ129 não tem qualquer possibilidade de colidir com a Terra, em 4 de fevereiro ou em qualquer momento durante os próximos 100 anos", afirmou Paul Chodas, especialista do centro de estudos de objetos próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O 2002 AJ129 é um asteroide de tamanho médio. Alguns meios de comunicação referem que o corpo celeste supera em tamanho o edifício mais alto do mundo, o arranha-céu Burj Khalifa. O 2002 AJ129, cujo diâmetro é de 0,5-1,2 quilômetros, foi descoberto em 15 de janeiro de 2002, no quadro do antigo projeto de rastreamento de asteroides próximos da Terra, financiado pela NASA, do Observatório de Haleakala, no Havaí (EUA). Com informações da Sputnik News Brasil. 
Do Portal Ailton Pimentel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.