TSE vai julgar criação de partidos com assinaturas eletrônicas na próxima terça

TSE vai julgar criação de partidos com assinaturas eletrônicas na próxima terça
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar na próxima terça-feira (26) se a Justiça pode ou não aceitar assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político. A autorização interessa ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que pretende criar um novo partido às pressas.

Desfiliado do PSL, o capitão anunciou a criação da sigla "Aliança pelo Brasil", que será lançada nesta quinta-feira (21). Mas para que os dirigentes possam disputar a eleição municipal do próximo ano, o partido precisa coletar 491.967 assinaturas, espalhadas em nove estados, até abril.

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o plano é audacioso, já que a situação não será fácil. Por exemplo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer contrário à permissão e ministros do TSE tendem a rejeitar a proposta.

Diante dessa expectativa, o advogado Admar Gonzaga afirma que o grupo de Bolsonaro não está considerando a possibilidade de assinaturas digitais. "Essa narrativa foi criada pela imprensa", disse à coluna. Ele está à frente da formação do novo partido.

Do Portal Bahia Notícias

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.