Infectologista explica os riscos por trás do surto do vírus Marburg

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surto do vírus Marburg na Guiné Equatorial, colocando o mundo todo sob estado de alerta. O vírus é da mesma família do Ebola, Filoviridae. O morcego é o reservatório e principal forma de transmissão, além do contato com sangue ou secreções de um humano infectado.

 

“A África é área de circulação de morcegos que transportam o vírus, tem dificuldades sanitárias no atendimento de casos e questões culturais – como os ritos funerais. Por isso, a probabilidade de um surto aumenta. Apesar disso, como já se sabe quais são as vias de transmissão, a partir da identificação de um surto é possível conter a disseminação entre humanos”, analisa o mestre em doenças infecciosas Bernardo de Almeida, diretor médico da Hilab.

 

O médico explica que a infecção provoca uma reação inflamatória sistêmica, que predispõe a sangramentos e perda de líquidos. Ao mesmo tempo, ocorre uma disfunção vascular, que explica a evolução para o estado de choque na maior parte dos casos. “Caso essa situação não tenha diagnóstico e tratamento precoce, há evolução para o óbito, que ocorre em até 80% dos casos”, alerta Bernardo. As informações são do portal Metrópoles.

Do Portal Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Metrópoles

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.