Paciente é diagnosticado com doença priônica em Feira de Santana; enfermidade não tem relação com consumo de carne

Hospital Geral Clériston Andrade | Foto: Divulgação/ Sesab

Um paciente de 59 anos que está internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, foi diagnosticado com Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), uma doença priônica que afeta uma em cada milhão de pessoas, é degenerativa e tem progressão rápida. Ele não tem comorbidades e apresenta um quadro clínico grave e raro.

De acordo com a assessoria da unidade de saúde, a enfermidade não tem relação com consumo de carne e não é contagiosa.

O paciente deu entrada na unidade em 20 de janeiro com incoordenação para caminhar, alteração comportamental e de memória, alteração visual, movimentos anormais e crises convulsivas. A confirmação, no entanto, saiu essa semana após a realização de diversos exames complementares, como ressonância magnética de crânio, eletroencefalograma e estudo do liquor, que recentemente confirmaram a doença.

O hospital detalhou que a DCJ é uma doença priônica, ou seja, causada pela alteração da proteína priônica, que leva à formação de agregados insolúveis que afetam o cérebro e levam à degeneração neuronal.

Segundo a médica Renata Nunes, coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, a forma esporádica da doença é a mais comum.

“As outras formas incluem a hereditária, a iatrogênica (transmitida por alguns procedimentos neurocirúrgicos com material contaminado) e a variante bovina, que é a ‘Doença da Vaca Louca’. Independentemente da causa, a evolução clínica é muito semelhante, com rápida progressão da patologia e sem opções terapêuticas disponíveis”, explicou a médica por meio de nota enviada pela assessoria do hospital.

Ainda segundo a médica, a DCJ é uma doença sem cura e o tratamento consiste principalmente em aliviar os sintomas.

A assessoria do hospital detalhou que a equipe médica trabalha em conjunto para garantir o melhor atendimento ao paciente, oferecendo cuidados paliativos e apoio emocional para ele e seus familiares.

Do Portal NS/Fonte: g1BA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.